Autor
Equipe Prado Chaves
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Entenda de vez, neste artigo, como a gestão documental pode ajudar a sua empresa na redução de custos e otimização das finanças!
Uma dúvida bastante presente entre os empreendedores, especialmente os iniciantes, é a seguinte: de que maneira a gestão documental pode ajudar na redução de custos operacionais em negócios? Realmente esse questionamento é bastante pertinente, pois, em uma análise inicial, esses temas estão bastante relacionados.
No entanto, a gestão documental está relacionada com a redução de custos. Para entender essa relação é muito importante compreender ambos os conceitos. Por esse motivo preparamos para você um guia completo sobre o assunto.
Neste conteúdo destacamos quais são os maiores custos operacionais relacionados com a manipulação de documentos, explicaremos como a falta de organização eleva os gastos e traremos dicas para reduzir essas despesas. Acompanhe a seguir.
A gestão documental faz referência à utilização de práticas de administração adotadas pelas empresas com o intuito de lidar com os documentos da melhor forma possível.
As práticas de gestão documental têm como objetivo ajudar as organizações a serem mais efetivas, produtivas, alcançarem os objetivos anteriormente definidos e conseguir os resultados esperados.
Para que isso seja possível, é fundamental que as empresas planejem como deve ser feita a gestão documental (por meio de um sistema informatizado ou manual), alocar os recursos disponíveis da melhor forma possível, direcionar os esforços de forma coordenada e de maneira a favorecer a realização dos objetivos.
Por fim, mas não menos importante, é muito importante o controle de resultados. Isso porque, por meio dessa prática torna-se possível saber se a empresa está caminhando para a realização dos objetivos ou não.
Nesse contexto, é fundamental estabelecer métricas de produtividade para a gestão documental. Entre algumas delas podemos mencionar, por exemplo, a quantidade de documentos conferidos em um período específico, a incidência de multas ocasionadas por eventuais atrasos no pagamento de contas empresariais etc.
Diversos custos operacionais estão relacionados à manutenção de documentos. Entre os principais estão:
Eles se relacionam aos gastos necessários para armazenar os documentos. Nesse contexto podem entrar, por exemplo, o espaço físico para guardar os papéis, a contratação de um sistema informatizado para armazenar os documentos, os custos com Mão de Obra para gerir os documentos armazenados, os custos de ar condicionado, luz e outros custos de infraestrutura;
Em algumas situações, as empresas precisam imprimir documentos e salvar cópias. Nesse contexto, acabam gastando papel e cartuchos de tinta.
Refere-se ao pagamento dos funcionários que atuam em tarefas que estão relacionadas à gestão documental;
Faz referência à contratação de sistemas de segurança que visem garantir uma melhor segurança dos documentos. Dessa forma, evita-se que pessoas não autorizadas tenham acesso aos contratos. Nesse contexto, podemos citar os antivírus, a criptografia etc.
A organização é uma das principais questões na administração de qualquer empresa. Essa questão também é válida quando nos referimos à gestão documental.
Isso porque, a organização possibilita a alocação adequada de recursos conforme a necessidade da empresa. Desse modo, torna-se possível desenvolver estratégias que visem o melhor proveito dos recursos, incluindo a questão financeira.
Por outro lado, quando há a falta de organização, não há foco. Dessa forma, aumentam-se as probabilidades de as empresas arcarem com custos desnecessários na gestão documental. Essas despesas não vão agregar em nada e ainda vão gerar desperdícios, afetando a produtividade, a lucratividade e a eficiência do negócio como um todo.
A redução de gastos proporciona diversos benefícios para as empresas. Por esse motivo, é muito importante se atentar em relação às melhores estratégias, nas quais ainda vamos mencioná-las neste conteúdo, e executá-las.
Entre os principais aspectos positivos proporcionados pela diminuição de gastos estão a otimização da rentabilidade, a competitividade do mercado e a disponibilidade de capital. Destacamos sobre essas questões detalhadamente a seguir:
Sem dúvida, esse é um dos principais aspectos proporcionados pela redução de gastos. Isso porque, há a diminuição de despesas e, consequentemente, a empresa tende a ser mais lucrativa.
Outro aspecto positivo proporcionado pela gestão documental é a otimização da competitividade da empresa no mercado. Essa questão acontece porque o empreendimento passará a produzir mais e com menos recursos, ou seja, tende a ser mais eficiente.
Esse aspecto é fundamental para se manter ativo, pois os preços praticados ao cliente poderão ser mais enxutos, contribuindo para aumentar o número de vendas da organização. Além disso, com a economia gerada torna-se possível investir mais em ações de marketing, fazer promoções, entre outras estratégias para atrair um maior número de consumidores.
Com a consequente diminuição dos custos, a organização terá mais disponibilidade de capital. Desse modo, ela poderá investir em processos que possam garantir a expansão do negócio como um todo. Entre eles estão a abertura de filiais, a disponibilização de novos serviços, a contratação de funcionários etc.
Pensando na importância desse tema, na sequência do conteúdo forneceremos algumas dicas que o auxiliarão a reduzir custos na sua empresa e sem atrapalhar a performance de toda a organização.
Antes de implementar as práticas de diminuição de gastos é muito importante analisar os processos detalhadamente. Por meio dessa prática, torna-se possível verificar como eles estão funcionando na empresa, o quanto demandam do orçamento, identificar a origem das despesas etc.
Com isso, torna-se possível verificar quais são os desperdícios, as melhorias necessárias e quais são os custos que podem ser cortados sem perder a qualidade. Isso porque, ao fazer o mapeamento de processos, torna-se possível ter uma visão global da empresa, o que ajuda a reduzir os gastos de forma mais eficaz.
Outra prática importante é o planejamento de redução de gastos. Sem isso, torna-se impossível definir uma estratégia e também um plano de ação eficiente para diminuir as despesas sem comprometer o desempenho da organização como um todo.
Vale destacar também que na etapa do planejamento há a definição de objetivos, metas e também definições de estratégias. Essas práticas facilitam o corte de gastos, pois com um bom plano fica mais fácil verificar quais as despesas que não contribuem para a realização dos objetivos organizacionais.
Nesse contexto, também é muito importante incluir o plano financeiro. Desse modo, a companhia conseguirá prever futuras despesas ou eventuais quedas de receitas em períodos específicos. Com isso, identificam-se as necessidades da empresa e torna-se mais fácil saber qual o momento ideal para executar uma melhor estratégia.
Vale destacar que o monitoramento das finanças deve ser constante, pois por meio dessa prática fica mais fácil avaliar o progresso da empresa e também resolver eventuais imprevistos de maneira ágil e assertiva.
A divisão de custos é uma das principais estratégias para, de fato, promover a redução de gastos. Isso porque, há alguns custos que são bons para a empresa, pois ajudam a organização a conseguir novos negócios e otimizar a eficiência. No entanto, há outras despesas que não agregam muito valor para a companhia.
Nesse contexto, vale a pena manter gastos estratégicos como os investimentos em marketing e vendas ou a utilização de novas tecnologias. Por outro lado, vale a pena pensar em estratégias que visam a redução de custos não estratégicos como o pagamento do aluguel do imóvel ou mesmo os gastos de energia elétrica. Ambos são importantes, mas não podemos ser considerados como despesas estratégicas.
Agora, você deve estar se perguntando: como saber se uma despesa pode ser considerada estratégica ou não? Não há muitos segredos em relação a isso. Liste todos os custos e avalie como estratégicos ou não estratégicos de acordo com o retorno oferecido para o seu negócio.
Desse modo, torna-se possível ter uma visão sistêmica de todos os gastos e, consequentemente, a sua tarefa para o corte de despesas tende a se tornar facilitada.
Em muitas organizações não há um controle adequado de gastos mensais. Desse modo, ninguém sabe o quanto pode gastar e isso acaba contribuindo para gerar desequilíbrios na questão financeira. Com isso, a empresa tende a gastar mais do que pode e, consequentemente, comprometer a gestão das finanças da companhia.
Nesse momento pode aparecer a seguinte dúvida: como mudar esse cenário? Não há muitos segredos em relação a esse tema: é necessário definir um teto de gastos mensais. Essa quantia deve ser definida de acordo com o orçamento empresarial. Isso porque, com os gastos adequados com a realidade do seu negócio torna-se possível ter uma boa gestão das finanças do seu empreendimento.
Em uma análise inicial, essa decisão pode parecer onerar os cofres de uma empresa. No entanto, vale muito a pena na contratação de profissionais qualificados e isso se deve a diversos motivos.
Primeiramente, os profissionais são o principal ativo da sua empresa. É importante que eles sejam bem treinados e estejam qualificados, pois eles farão o máximo para contribuir para o crescimento da sua organização no mercado. Além disso, eles tendem a fornecer um bom atendimento ao cliente e também proporcionar um bom suporte, o que aumenta as chances de as pessoas voltarem a comprar do seu empreendimento.
Outro aspecto importante a ser mencionado é que a contratação de profissionais não qualificados costuma ocasionar demissões posteriores. Isso gera alto turnover e, consequentemente, impactos financeiros para a organização. Essa questão se deve ao fato de as organizações terem que lidar mais frequentemente com o pagamento de verbas rescisórias.
Se um dos objetivos do negócio for a redução de custos, é fundamental envolver todos os funcionários nesse processo. Comunique aos funcionários sobre as necessidades da empresa e promova práticas para economizar. Entre elas estão o desligamento de equipamentos que não estão sendo utilizados, evitar o desperdício de materiais etc.
Outra boa ideia é estabelecer metas de diminuição de custos, inclusive premiando os profissionais que mais se engajarem nessa missão. Desse modo, eles tendem a estar mais motivados e estarão dispostos a ajudar na realização do objetivo.
Sem dúvida, a escolha de um sistema de gestão documental é muito importante. Por esse motivo, é fundamental contar com empresas especializadas e com boa reputação no setor. Isso porque, elas tendem a contar com profissionais experientes e capacitados e, assim, estarão preparados para prestar um bom atendimento.
A Prado Chaves é uma empresa especialista em gestão documental e conta com um sistema informatizado que facilita justamente a administração dos documentos. Por meio dessa ferramenta, torna-se possível automatizar diversas operações do seu negócio, otimizar a produtividade e também garantir a segurança das informações.
Ao contar com essa facilidade, a sua empresa vai terceirizar a gestão documental para uma companhia especialista no assunto. Desse modo, o seu negócio terá mais tempo para se dedicar às questões estratégicas e que possam contribuir para o crescimento do empreendimento como um todo.
A gestão documental ajuda as empresas dos mais variados portes e segmentos de mercado a reduzirem os custos operacionais. Essa questão é bastante relevante, pois as organizações poderão aproveitar melhor os recursos disponíveis e, consequentemente, fazerem investimentos visando assegurar a expansão do empreendimento como um todo.
Esse conteúdo foi útil para você? Conheça a solução da Prado Chaves agora mesmo e veja como podemos ajudar a sua empresa, com uma gestão documental eficiente, a se destacar no mercado.